POUSADA PINHO BRAVO: Muito charme e aconchego em Camanducaia

Viagem realizada em setembro/2017


O post de hoje é um pouquinho diferente do que estou acostumada a fazer por aqui. Geralmente meus relatos de viagem tem como foco principal expressar minha vivência e opinião sobre os lugares que visitei. A hospedagem quase sempre fica em segundo plano, pois boa parte dos hotéis ou pousadas que escolho tem o perfil mais econômico e acabam não sendo o ponto alto da viagem. Dessa vez me dei ao luxo de fazer o contrário: escolhi me hospedar em uma pousada onde ela seria o grande atrativo. E foi uma experiência muito legal, que também rendeu conhecer lugares lindos!

Aproveitei um feriado para me hospedar na charmosa Pousada Pinho Bravo, que fica na parte rural de Camanducaia, lá no sul de Minas Gerais (bem pertinho de Monte Verde). Como tínhamos apenas três dias, escolhi essa hospedagem por ser próxima à São Paulo, mas ao mesmo tempo bem longe do barulho, do stress e da bagunça dessa cidade maluca. Pegamos a Rodovia Fernão Dias e depois de umas duas horas chegamos ao centro de Camanducaia. De lá seguimos por uma estradinha de terra por mais uma hora e meia, mais ou menos. Foi muita aventura! E poeira pra todo lado! E muitas paisagens lindas! Tivemos sorte do tempo estar aberto e ensolarado (fiquei imaginando como seria complicado fazer esse mesmo trajeto com chuva ou à noite).

Estradinha para chegar à pousada
Muitas paisagens lindas no trajeto

Apesar de parecer que nunca íamos chegar, nós chegamos e quando saímos do carro tivemos a certeza de ter escolhido o melhor lugar para aproveitarmos esses dias! A localização é simplesmente fantástica! A pousada fica no alto de uma montanha da Serra da Mantiqueira, a 1.700 metros de altitude, com muuuito verde e muitas paisagens lindas pra qualquer lugar que você olhe. E outra coisa que me chamou a atenção foram os detalhes. Tudo é caprichado e bem cuidado! E fofo! E faz você se sentir acolhido desde o primeiro momento. Os jardins são lindos e super floridos! Tinha até um lavandário por lá. Fiquei apaixonada... s2

Enfim, chegamos!
É muito charme pra um só lugar
Lavandário s2

A pousada tem quatro chalés nomeados com as estações do ano (primavera, verão, outono e inverno) e outro dividido em duas suítes (estações I e II). Ah, e eles estão ampliando a pousada. Em breve terão mais duas suítes (ipê e araucária). Alguns dos chalés são equipados com mini cozinha e sala, mas ficamos no mais simples, com apenas quarto e banheiro. Assim que entramos na suíte, nos surpreendemos mais uma vez: tinha chocolates nos esperando! Muito fofo, né? O quarto não era enorme, mas super confortável e bem decorado. Pra onde você olhava tinha um detalhe, uma florzinha, um cuidado... A cama era grande e o chuveiro bem quentinho (do jeito que gosto)! Também havia uma lareira que acendemos na primeira noite (e ainda assim passei frio, acredita?). A única coisa que não gostei foi do sinal do wifi. Ele não pegava direito na nossa suíte... Ah, e também não havia televisão.

Nossa suíte
Banheiro (à esquerda) e detalhe fofo nas toalhas (à direita)
Adoro mimos!
Área externa do chalé (à esquerda) e lareira (à direita)

Todas as áreas da pousada parecem te convidar a relaxar e contemplar a natureza. Tem redes espalhadas nas varandas e jardins, espreguiçadeiras, banquinhos e até uma pracinha para ver o pôr do sol (e com estrutura para fazer fogueira à noite). Gente, assistir o pôr do sol daí é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O. A vista para as montanhas é linda e rende muuuitas fotos!

Solarium
Mais detalhes lindos do jardim
Pôr do sol

O café da manhã também foi um dos pontos altos dessa viagem. Ele era servido em um outro chalé, onde ficavam a recepção, o restaurante e a cozinha. A decoração da sala era linda e muuuito aconchegante. Tudo tão charmoso... s2 Na área externa também haviam mesinhas e preferimos ficar por lá. As opções de quitutes eram muitas! Haviam vários tipos de pães, frutas, geleias, bolos... Tudo muito delicioso e com uma apresentação super caprichada! A pousada também serve jantares aí nesse restaurante, porém é necessário agendar com antecedência. Como fomos em um feriado, havia uma programação especial. Em um dos dias participamos da noite da pizza, mas também teve a da sopa e a do fondue. Adoramos tudo! Esses jantares são pagos a parte e não estão inclusos nas diárias.

Restaurante e recepção
Café da manhã

Aproveitamos muito a pousada, mas também saímos para conhecer alguns lugares ali por perto. Em um dos dias fomos até a Pedra do Jair, que fica em Sapucaí-Mirim, uma cidade vizinha à Camanducaia. Chegar até lá foi meio complicado e nos perdemos várias vezes. Todas as estradinhas eram de terra e quase não haviam placas para indicar a direção. Depois de algumas idas e vindas conseguimos chegar. O lugar é muuuito lindo e a pedra suuuper alta! Ali no início da trilha tem um restaurante ótimo que serve comida caseira feita no fogão à lenha. Como ainda não tínhamos almoçado, comemos por ali mesmo e adoramos! A comida estava uma delícia! O atendimento e o preço também foram ótimos. Pés na areia recomenda! Na sequência, começamos a trilha. Acho que demoramos uns quarenta minutos para chegar no topo da pedra. São dois quilômetros e meio de caminhada. O trajeto é super tranquilo, mas bem íngreme, principalmente no último trecho da trilha. Em alguns momentos parecia que meu coração ia sair pela boca, de tão acelerado que ficou. A paisagem lá de cima é linda! São 360 graus de vista, a dois mil metros de altitude! Muitas montanhas, muito verde e muita paz!

O início da trilha e a Pedra do Jair
Paisagens do caminho
Quanto mais alto, mais lindo fica!
Final da trilha

Em um outro dia, fizemos a Trilha Araucária. Essa trilha fica pertinho da pousada e foi guiada pela própria proprietária. Ah, e ela levou dois dos seus cachorros com a gente! Foi muuuito divertido! Acho que demoramos umas três horas para concluir o passeio. Caminhamos por lugares muito bonitos! Vimos diversas plantações de pinheiros e araucárias, lago, cachoeira e várias espécies de passarinhos. Adoramos esse dia também!

Trilha no meio de uma plantação de pinheiros
Muito contato com a natureza
Cachoeira (à esquerda) e ipê rosa (à direita)... s2

Adorei passar esses três dias na Pousada Pinho Bravo! O atendimento e o cuidado com os detalhes certamente são o diferencial dessa hospedagem. Me senti muito acolhida! A localização foi perfeita (na minha humilde opinião), mas talvez não seja indicada para quem prefere áreas mais urbanas e movimentadas, e que tenham menos contato com a natureza. A estradinha de terra para chegar até lá também exige um pouco de paciência e espírito aventureiro. Tudo foi perfeito e com certeza voltaria mais vezes! Pés na areia recomenda e muuuito! Foram dias super especiais e inesquecíveis.


GOSTOU DA POUSADA PINHO BRAVO?
A vila de Monte Verde fica a dezessete quilômetros da pousada e vale super a pena fazer um bate-volta pra lá.

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.