ÁGUAS DE SÃO PEDRO: Muita água, charme e tranquilidade

Viagem realizada em abril/2017


Águas de São Pedro fica no interior de São Paulo, a apenas 180 quilômetros de distância da capital. Fui visitá-la no mesmo feriado que conheci Piracicaba (se você não viu nosso post, clique aqui). As duas cidades são vizinhas e é quase inevitável fazer um bate-e-volta entre elas. Como o próprio nome diz, Águas de São Pedro tem água pra tudo quanto é lado! E acredite: suas fontes hidrominerais foram descobertas ao acaso, durante uma escavação em busca de petróleo, por volta de 1920. Hoje em dia, essas águas milagrosas (repletas de propriedades medicinais) podem ser encontradas nos parques aquáticos, balneários, fontes e termas espalhados por suas poucas ruas. Por ser pequena, Águas de São Pedro é super charmosa, aconchegante e tem até aquela calmaria que lembra as cidades de Minas. Ah, e quase todos seus atrativos podem ser conhecidos a pé, com uma curta caminhada.

Fiquei apenas um dia na cidade e gostei bastante do que vi. A rodoviária fica no final da avenida principal, a Avenida Carlos Mauro, onde está boa parte das lojinhas, restaurantes, docerias (a “João e Maria” é uma graça!) e hotéis. Essa parte da cidade é uma tentação! Achei os preços das lojinhas ótimos e acabei até fazendo comprinhas por lá. Essa avenida é bastante arborizada e cheia de bancos e flores. Estive em Águas de São Pedro durante o feriado da Páscoa, e toda cidade estava enfeitada com coelhinhos, ovos e cenouras! Uma graça! As crianças faziam a festa! Aí nessa avenida também fica outro local que amei conhecer: o Escadão! Conhecer um escadão pode parecer sem graça, mas esse aí é muito bonito e super vale a pena, pois todos seus 88 degraus foram pintados com figuras da fauna e flora típicos da cidade pelo artista Lajur Oliveira. É muito bonito e super colorido!!!

Avenida Carlos Mauro
Canteiro central na Avenida Carlos Mauro
Escadão (à esquerda) e loja de doces (à direita)

Além de muito comércio, é nesta avenida onde fica o SPA Thermal (antigo Balneário Municipal Doutor Octavio Moura Andrade) e o Fontanário Municipal, outros dois pontos bastante procurados pelos turistas e moradores. No balneário é possível fazer alguns tratamentos terapêuticos, estéticos e medicinais (como banhos, massagens e sauna) utilizando as águas termais e hidrominerais retiradas das três fontes da cidade: a Gioconda, a da Juventude e a Almeida Salles. Já ali no Fontanário (que tem uma arquitetura linda) é possível degustar essas águas gratuitamente.

Fontanário Municipal
Arquitetura linda do Fontanário (à esquerda) e Fonte da Juventude (à direita)
Spa Thermal

O quiosque do Atendimento ao Turista também fica aí nessa avenida, mas sinceramente não gostei muito do atendimento... Entrei rapidamente para perguntar sobre os pontos turísticos da cidade e tive uma leve impressão de que eles estavam mais interessados em vender passeio de trenzinho do que em dar explicações para quem quer conhecer a cidade a pé. Esses passeios de Trenzinho são oferecidos em diversos pontos da avenida (e tem roteiros diferenciados). Não me interessei em fazer nenhum deles.

Quiosque de Atendimento ao Turista
Um dos pontos do passeio de trenzinho

O final da Avenida Carlos Mauro é na Praça Doutor Octávio Moura Andrade, também conhecida como Praça Monumento das Águas. Essa praça é super bonita e bem cuidada (assim como quase tudo na cidade). Em alguns horários do dia as fontes de água são ligadas, dando um show e molhando tudo, rs! É água jorrando pra tudo quanto é lado! Super bonito pra tirar foto! Atrás da praça fica o Parque Doutor Octávio Moura Andrade. Ali dentro é possível fazer arvorismo, cavalgada ou trilha, e também andar de kart em uma minipista. Dentro do parque há algumas casinhas de madeira onde funciona uma feirinha de artesanato.

Praça Monumento das Águas
As águas dançantes

Em uma rua próxima a avenida principal, fica a Igreja Matriz da Imaculada Conceição, uma das principais da cidade. Apesar de ter estilo moderno, achei essa igreja super bonitinha (quem acompanha o blog sabe que tenho preferência para as mais antiguinhas, rs). Ali na praça da igreja há uma imagem do Apóstolo Santiago e algumas plaquinhas sobre o Caminho do Sol. Esse caminho é um percurso de aproximadamente 240 quilômetros que pode ser feito a pé ou de bicicleta, entre as cidade de Santana de Parnaíba e Águas de São Pedro (passando por Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva, Itu, Indaiatuba, Salto, Elias Fausto, Capivari, Mombuca, Saltinho, Piracicaba e São Pedro). Ele é similar ao espanhol Caminho de Santiago de Compostela e é feito por peregrinos que buscam introspecção e despojamento material.

Igreja Matriz da Imaculada Conceição
Apóstolo Santiago

O ponto final dessa caminhada é na Casa de Santiago, que fica dentro do Mini horto, ali pertinho da igreja. Esse parque é super arborizado e tem várias trilhas, além de quiosques, ponte-pênsil e uma fonte dos desejos. Também há um altar super bonito com duas imagens: uma de São Francisco de Assis (o protetor dos animais) e outra de Santiago de Compostela (o patrono dos peregrinos). Como o local está passando por reformas, senti um ar de abandono ali dentro... Sem falar nos inúmeros pernilongos e mosquitos.

Mini horto
Plaquinha na entrada do parque
Altar no meio da mata

Gostei de Águas de São Pedro (me lembrou muuuuito uma cidade mineira)! Ela é super tranquila e tem lugares bonitos, perfeita para um final de semana ou até para um bate-e-volta (dependendo da cidade que você estiver). Como estava a pé pela cidade, conheci apenas os atrativos que ficavam próximos ao centro, mas quem estiver de carro pode explorar melhor a região. Vi que há outros parques e até cachoeiras nos arredores! Foi uma pena não conseguir conhecê-los...


GOSTOU DE ÁGUAS DE SÃO PEDRO?
Visite Piracicaba também! Ela fica ao lado, super pertinho.

NOSSA AVALIAÇÃO:


Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.