TEMPLO ZU LAI: Serenidade e paz à trinta quilômetros da capital

Último passeio realizado em maio/2014


O Templo Zu Lai não fica na cidade de São Paulo, mas é tão pertinho que resolvi indicá-lo como sugestão de passeio para quem está de bobeira pela capital. Ele fica em Cotia, apenas trinta quilômetros de distância, super rapidinho! Simplesmente amo esse templo e vou explicar o porquê: a arquitetura é linda, tem montanhas e muita natureza ao redor e, nas duas vezes em que estive por lá, senti uma paz inexplicável. Enfim, é um lugar muuuuito especial!

O Zu Lai é um dos maiores templos budistas da América Latina e recomendo a visita independentemente da religião que você siga. Ele começou a ser construído em 2000 e só ficou pronto três anos depois. A área com mais de 150 mil metros quadrados era um antigo sítio que foi gentilmente doado para a construção do templo. Sua arquitetura, inspirada nos palácios orientais, é umas das coisas que mais gosto por lá. É linda, linda! Cheia de detalhes! É uma delícia ir caminhando e reparando em cada forma e ornamento da construção.

O Templo Zu Lai
Arquitetura rica em detalhes
Olha que lindo!

Logo depois de passar pela portaria, há uma estátua enorme de um buda super sorridente que parece nos dar as boas-vindas. Na sequência chega-se ao Jardim dos 18 Arhats, que dá acesso a entrada do templo. Esse jardim é muito bonito e bem cuidado. Em seu gramado estão espalhados dezoito estátuas de monges esculpidas em pedra sabão. Essas estátuas são muito expressivas e parece que cada um dos monges está nos observando e querendo dizer alguma coisa. É impressionante! Tudo é muito florido e também há uma tradicional fonte onde os visitantes jogam moedas e fazem pedidos.

Buda sorridente (à esquerda) e entrada do templo (à direita)
Jardim dos 18 Arhats
Escadaria da entrada do templo (à esquerda) e mais estátuas nos jardins (à direita)

Como o templo está cercado de muito verde da Mata Atlântica há várias espécies de pássaros e até macaquinhos por lá! Na parte de trás fica o Jardim Japonês, outro jardim muito lindo com um lago e uma ponte de madeira super charmosa. Todos os espaços do Zu Lai transbordam serenidade, tranquilidade e paz. É um local que te convida à reflexão. Também são ministrados alguns cursos de meditação, tai chi chuan, kung fu, ioga, entre outros.

Macaquinho nos jardins do tempo
Jardim japonês

O Templo Zu Lai é aberto à visitação de terça à domingo. Às segundas-feiras ele fica fechado, mesmo quando é feriado. Há estacionamento gratuito no local, além de cafeteria, restaurante vegetariano, lojinha, playground e sanitários. Chegar até lá de carro é super fácil: basta pegar a saída do km 28,5 da Rodovia Raposo Tavares. O templo fica na Estrada Fernando Nobre n. 1461. Também é possível chegar de transporte público (no site do Zu Lai eles explicam qual ônibus pegar e também há uma opção de transporte gratuito aos domingos). Como é um espaço religioso, o templo sugere conhecer as regras de conduta antes de visitá-lo. Essas recomendações podem ser lidas aqui, no site deles.


GOSTOU DO TEMPLO ZU LAI?
Visite outros templos budistas espalhados pelo Brasil. Aqui em São Paulo tem o Templo Odsal Ling (que também fica em Cotia), e lá no sul tem o Templo Budista Khadro Ling (em Três Coroas, no Rio Grande do Sul) e o Templo Budista de Foz do Iguaçu (no Paraná).

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.