ARRAIAL D'AJUDA: A vila mais colorida do sul da Bahia

Ultima viagem realizada em março/2023


Arraial d'Ajuda é um vilarejo delicinha localizado no sul da Bahia, em uma região conhecida como Costa do Descobrimento. Distrito de Porto Seguro (assim como Trancoso e Caraíva) Arraial possui uma vibe bem diferente de sua vizinha (que é mais urbana e movimentada). Ela tem aquele clima tranquilo de cidade pequena e esbanja charme e aconchego (além de praias lindas, é claro!). Já estive por lá duas vezes, em 2014 e em 2023, e com certeza voltaria de novo!

Chegar em Arraial é bem fácil e acessível (até para os não motorizados). Se você está vindo de outros estados brasileiros, basta desembarcar no aeroporto de Porto Seguro e pegar um ônibus, táxi ou Uber até a balsa Arraial d'Ajuda x Porto Seguro (é bem perto, aproximadamente uns dois quilômetros de distância). Sim, é isso mesmo que você leu: para chegar em Arraial é preciso cruzar um rio, o Rio Buranhém. É ele que separa Arraial de Porto Seguro. O percurso é bem curtinho e não dura nem quinze minutos (quando você começa a curtir o passeio, ele já acaba). Ali do outro lado do rio, já em Arraial, há diversas opções de vans e ônibus que te levam até o centrinho (são quatro quilômetros de distância, mais ou menos).

Balsa que faz a travessia Arraial d'Ajuda x Porto Seguro
Rio Buranhém

Arraial tem MUITAS opções de hospedagem para todos os tipos (e bolsos) de viajantes. Na primeira vez em que estive por lá, fiquei na Pousada do Mel e foi uma ótima escolha! A localização era perfeita (na pracinha central, perto de tudo), os donos foram super atenciosos e o café da manhã era simples, mas muito gostoso e fresquinho. As únicas coisas que não gostei foram que o sinal de wifi não pegava nos quartos (era restrito à recepção) e a cama era meio desconfortável. Porém, como me hospedei em 2014, pode ser que a pousada tenha melhorado nesses aspectos. De resto foi tudo ótimo e super recomendo essa hospedagem para quem procura um local econômico e bem localizado. 

Pousada do Mel

Em 2023, optei pela Manacá Pousada Parque e AMEI!!! Essa hospedagem fica a uns quatrocentos metros de distância do centrinho, mais precisamente no início da estrada de liga Arraial à Trancoso. Apesar de não ser central, o acesso é bem fácil, até para os não motorizados. Fui a pé todos os dias para os restaurantes, lojas e praias e foi super tranquilo! O ponto alto dessa hospedagem é a piscina com borda infinita com vista para o mar. É surreal de lindo! A suíte (localizada em um belíssimo jardim) era bastante confortável, ampla, limpinha e com lençóis e toalhas de excelente qualidade. O café da manhã também foi aprovado! Tinha frutas, sucos, pães, bolos... Tudo que provei estava delicioso e muito bem apresentado. Enfim, super recomendo esta hospedagem (ah, o atendimento foi excelente também)!

Manacá Pousada Parque
Minha suíte
As suítes ficam em um belíssimo jardim (à esquerda) e piscina com vista para o mar (à direita)
Área de lazer da pousada

O centrinho de Arraial d'Ajuda fica na parte mais alta do vilarejo. Foi ali ao redor da Igreja Matriz de Nossa Senhora d'Ajuda que a vila começou a se formar, lá na época em que os portugueses "chegaram" ao Brasil. Essa igreja foi erguida mais precisamente em 1551 e, ao redor dela, muitas casinhas foram construídas também, formando um conjunto arquitetônico muito bonito e charmoso. Atualmente, aí funcionam lojinhas de artesanato e lembrancinhas, lanchonetes, sorveterias e restaurantes. E todas essas construções são tombadas como patrimônio histórico pelo Iphan. Nem preciso comentar que o centro histórico foi um dos lugares que mais gostei em Arraial, né?

Matriz de Nossa Senhora d' Ajuda
Pracinha do centro histórico
Casinhas coloridas muito fofas!
Todas as construções são tombadas como patrimônio histórico
Nos fundos da igreja há um mirante com uma vista M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A para o mar. É lindo, lindo! Boa parte das pessoas que visitam Arraial d'Ajuda segue a tradição de amarrar uma fitinha na grade de proteção desse mirante, fazendo um pedido. Obviamente que eu também segui a tradição e contribuí com mais uma fitinha. O visual colorido do gradil + o verde da vegetação + o azul do mar e do céu é muito perfeito! E rende vááárias fotos belíssimas!

Na lateral direita do mirante fica a Escadaria da Santa. Essa escadaria possui 146 degraus recentemente revestidos pelo artista plástico e mosaicista Gabriel Guyrá. Os cacos de azulejos coloridos contam a história e mostram as belezas e curiosidades de Arraial d'Ajuda. A escada termina (ou começa, rs) em uma fonte d' água chamada de Fonte Sagrada (dizem que quem beber ou se banhar nessa água sempre voltará à Arraial). 

Mirante atrás da igreja, cheio de fitinhas coloridas
Paisagem linda e colorida
Alguns trechos da Escadaria da Santa
A Fonte Sagrada

Ainda na região central, ali pertinho da Praça da Igreja, fica a Rua Mucugê (intitulada como "a rua mais charmosa do Brasil"). Essa rua é repleta de restaurantes, cafés, bares, lojas, sorveterias, docerias, pousadas... Tem de tudo, pra todos os gostos e bolsos! Boa parte desse comércio funciona a partir do início da tarde, mas o maior movimento é mesmo à noite. É muito legal passear por lá! A Rua do Mucugê termina na Praia do Mucugê.

Rua do Mucugê, também conhecida como "a rua mais bonita do Brasil"
Entrada da Praia do Mucugê

Bom, agora vamos falar das praias de Arraial d'Ajuda, o principal motivo do vilarejo ficar lotado de turistas, principalmente na alta temporada (que é o verão, obviamente). Arraial tem oito praias distribuídas ao longo dos seus doze quilômetros de litoral. Uma curiosidade é que todas essas praias podem ser percorridas caminhando, pois uma é continuação da outra (não há nenhuma barreira física que as separa). Só não esqueça de consultar a tábua de marés, pois alguns trechos podem ficar intransitáveis na maré alta. #ficaadica

A principal praia de Arraial é a Praia do Mucugê. Ela fica no finalzinho da Rua do Mucugê e pode ser acessada com uma caminhada de, aproximadamente, dez minutos (a partir do centro). Só se prepare para a volta, pois o início (ou o final) da Rua Mucugê é uma bela de uma ladeira, rs. A Praia do Mucugê é a praia com melhor infraestutura de Arraial d'Ajuda (há muitas opções de barracas por lá) e por isso está sempre movimentada. Se você não gosta de agito e muvuca, é só caminhar para o lado direito por uns trezentos metros. Ali começa a Praia do Parracho, que é um pouco mais tranquila e menos povoada. Uma dica que dou é visitar essas duas praias na maré baixa, pois esse trecho do litoral de Arraial possui uma barreira de recifes de corais, fazendo com que o mar vire uma verdadeira piscina, perfeita para relaxar.

Praia do Mucugê

Caminhando por mais um quilômetro aproximadamente (para a direita), começa outra praia super famosa: a Praia da Pitinga. Essa praia é MUITO linda e foi a minha preferida em Arraial. O diferencial de lá são as falésias avermelhadas que emolduram toda a faixa de areia. É um visual belíssimo!!! Por ali também há um riozinho delícia, perfeito para se refrescar nos dias de calor. Caso você não curta caminhadas, é possível chegar nesta praia usando transporte público (as vans partem lá do centrinho). Se você continuar caminhando (para o lado direito) por mais alguns quilômetros, chegará na Praia do Taípe. Por ali também há lindíssimas falésias e o Rio Taípe (outra delícia de lugar). A última praia de Arraial d'Ajuda é a Praia do Rio da Barra, que vem depois do Taípe e faz divisa com Trancoso. 

Riozinho da Pitinga
As falésias na Praia da Pitinga
Rio Taípe
Praia do Taípe

Agora vamos falar das praias da região norte de Arraial d'Ajuda. Se você estiver na Mucugê e caminhar para o lado esquerdo (por aproximadamente um quilômetro) chegará na Praia dos Pescadores. Essa praia é bastante frequentada pelos moradores do vilarejo e também é protegida por uma barreira de recifes de corais (assim como suas vizinhas), formando piscinas naturais deliciosas durante a maré baixa. Continuando a caminhada para o lado esquerdo, após uns novecentos metros, começa a Praia de Araçaípe e, na sequência, vem a Praia do Apaga Fogo. Essa é a primeira praia de Arraial. Ela fica ali do ladinho da balsa que faz a travessia Arraial d'Ajuda x Porto Seguro. No cantinho dessa praia fica a Ponta do Apaga Fogo, que é o encontro do Rio Buranhém com o mar. Caso você não tenha muita disposição para chegar nessas três praias caminhando, elas também são acessíveis por transporte público. Basta desembarcar na Estrada da Balsa, rua que fica paralela às praias. 

Uma das entradas da Praia dos Pescadores
Praia dos Pescadores e, mais ali à frente, Praia de Araçaípe
Um sirizinho s2
Praia do Apaga Fogo

Uma das coisas que me fez gostar MUITO de Arraial d'Ajuda é o fato dela ser democrática. Há opções de hospedagens e restaurantes para todos os tipos e bolsos de viajantes, desde os mais econômicos até os que curtem um resort a beira-mar. As praias também são bastante acessíveis. É possível conhecer muitas delas usando transporte público ou caminhando, e isso é MUITO legal! Inclusive super recomendo montar base em Arraial, caso você tenha interesse em conhecer os vilarejos vizinhos (como Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Trancoso ou Caraíva). É possível fazer bate e volta para esses locais com as agências receptivas ou até usando transporte público. Minha praia preferida foi a Pitinga (por conta do visual diferentão das falésias), mas todas as outras são muito bonitas também! E também amei o centrinho histórico, repleto de casinhas coloniais coloridas. Sem falar na vista I-N-C-R-Í-V-E-L do mirante atrás da igreja. Hummm... será que já posso voltar? :D


GOSTOU DE ARRAIAL D'AJUDA?
Conheça as outras praias do sul da Bahia: Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Trancoso, Praia do Espelho e Caraíva.

VISITE TAMBÉM:

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.