PRAIA DO ESPELHO: Uma das mais bonitas do Brasil?

Viagem realizada em setembro/2014


Pois é, a Praia do Espelho é considerada uma das praias brasileiras mais bonitas. E é óbvio que uma pessoa como eu (apaixonada por praias, rs) tinha que ir lá conhecê-la e ver se é esse paraíso que todo mundo fala. Pra quem não conhece, a Praia do Espelho fica localizada entre Trancoso e Caraíva, duas vilas de pescadores localizadas no sul da Bahia, na cidade de Porto Seguro (todo mundo se localizou agora, né? rs). Geralmente quem está viajando por essa região acaba fazendo um bate-e-volta pra lá. Esse é um dos passeios que as agências de turismo mais vendem. Conheci Espelho dessa forma. Estava hospedada em Arraial d'Ajuda e fechei um passeio de um dia. Não lembro o nome da agência que nos levou, mas eles foram ótimos e muito atenciosos!

Saímos de Arraial cedinho e essa é uma das primeiras dicas para quem quer visitar Espelho: tem que chegar cedo e acompanhar a tábua das marés. As piscinas naturais só se formam quando a maré está baixinha. E acreditem: a cor do mar também muda, fica azulzinha, azulzinha! Quando chegamos, por volta das dez horas, a maré estava bem baixinha e foi subindo com o passar do tempo. No finalzinho da tarde, já estava super alta, parecia outra praia.

Piscinas naturais da Praia do Espelho

Depois de curtirmos um pouquinho as piscinas naturais, fizemos uma trilha com o guia para um mirante muito legal. A trilha começa pertinho da entrada de um condomínio (que não me lembro o nome) e é bem curtinha. Não demorou nem dez minutos. A vista lá de cima é linda! Só quando vemos a praia do alto é que percebemos os tons azulados do mar. É muito bonito mesmo! Esse mirante também pode ser acessado por meio de uma escada que fica em um dos restaurantes/pousadas da praia (também não lembro o nome, rs). E por falar em pousada, quantos lugares charmosos tem por lá (e caros)! É um hotel mais gostoso que o outro. Cheios de espreguiçadeiras, almofadinhas, esteiras, gazebos... Uma graça! Dá vontade de ficar lá deitada, pra sempre. Só curtindo o barulho do mar.

Trilha para o mirante
Mirante com vista para a Praia do Espelho

Abandonei o grupo e desci para a praia. Fui caminhar para o lado esquerdo, onde existem algumas falésias super altas e uma faixa de areia bem pequena. Acho que o nome dessa praia é Praia do Amor. É um visual muito bonito! A maré ainda estava baixinha e fiquei impressionada com algumas pedras esburacadas. Parecia um solo lunático! rs

Adorei o formato dos buracos nas pedras, parece a lua!
Falésias da Praia do Amor

Continuei caminhando, mas dessa vez para o lado direito (onde ficam os restaurantes e pousadas). Há um rio muito bonito desaguando no mar. A paisagem é linda e super bucólica. Nessa hora encontrei um siri andando apressadinho pela areia. Mais tarde, quando a maré já estava bem alta, vi algumas tartarugas nadando no mar. Foi lindo! Pena que não consegui tirar nenhuma foto... :(

Muitas paisagens bucólicas na Praia do Espelho
Sirizinho fofo

Na volta para Arraial, paramos na Aldeia Indígena Imbiriba. Na verdade é uma lojinha que vende objetos artesanais produzidos pelos índios. Tem muita coisa bonita! E o melhor de tudo é que são bem baratas! Vale super a pena comprar algumas lembrancinhas!

Lojinha na aldeia indígena Imbiriba
Cada mesinha é de uma família da aldeia
Os artesanatos são lindos!

Gostei bastante da Praia do Espelho, mas não acho que seja uma das mais bonitas do Brasil (minha humilde opinião, tá?). Na maré baixa, com as piscinas naturais e o mar azulado, ela fica super linda e charmosa! Mas quando a maré sobe, vira uma praia comum. Bonita, mas comum. Por isso é muito importante saber quando visitá-la, pois ir na hora errada pode tornar o passeio frustrante. Também achei o acesso bem complicadinho. Até uma fazenda de búfalos e estradinha de terra a gente cruzou pra chegar lá!


GOSTOU DA PRAIA DO ESPELHO?
Visite outras praias vizinhas como Trancoso e Caraíva. São duas vilas de pescadores deliciosas!

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.