TRANCOSO: Simplicidade encantadora e apaixonante

Viagem realizada em setembro/2014


Como não se apaixonar por Trancoso? Como não se encantar com suas praias tranquilas e belas? Como não se impressionar com "aquela" cor de seu mar? Como não amar suas charmosas casinhas coloridas? E com aquele mirante de tirar o fôlego nos fundos do Quadrado? Assim é Trancoso... encantadora! Essa vila localizada no litoral sul da Bahia foi descoberta por hippies em meados dos anos setenta. De lá para cá, Trancoso cresceu e hoje conta com uma ótima infraestrutura turística. Mas todo esse desenvolvimento não fez com que a vila perdesse sua simplicidade e charme. Continua tudo lá, eu garanto!

Fui para Trancoso durante minhas férias em Arraial d'Ajuda. Lá em Arraial tem ônibus direto pra Trancoso. Demorou mais ou menos uma hora para chegar (o ônibus pára bastante pelo caminho). Desci na entrada da Praia dos Coqueiros. É só seguir por uma passarela de madeira e pronto: já é praia! Essa passarela passa em cima de um mangue e tinha muuuitos caranguejos por lá! E daqueles vermelhos! Fiquei super empolgada em conhecê-los, pois nunca tinha visto caranguejos desse tipo.

Passarela para chegar à Praia dos Coqueiros
Caranguejo no mangue

A Praia dos Coqueiros é a mais movimentada de Trancoso, porém quando estive por lá estava beeem vazia. Há várias barracas e é onde fica a maioria dos turistas vindos de excursões. Achei essa praia maravilhosa e caminhei bastante por ela (é super extensa). Na maré baixa o mar fica muuuito tranquilo, uma delícia! Depois de uns quinze minutos andando (para o lado direito), a praia muda de nome e vira a Praia Rio Verde. É igualmente bela! Se você continuar caminhando (e muito, rs), passará por mais algumas praias e chegará à Praia do Espelho.

Uma das barracas na Praia dos Coqueiros
Muitos coqueiros
Lá longe é a Praia Rio Verde

Voltei para o lado esquerdo da praia e cruzei um pequeno rio chamado Rio Trancoso. Nesse local forma-se uma lagoa de água doce super gostosa e refrescante! A paisagem é muito bonita! A partir daí começa a Praia dos Nativos, também bastante movimentada e linda! Se continuar seguindo por essa praia, chegará à Arraial d'Ajuda. A caminhada é longa e cansativa, são cerca de doze quilômetros! Não se esqueça de consultar a tábua de marés antes (a maré deve estar baixa). Não tive coragem de ir (pois estava sozinha), mas deve ser muuuito legal e ter paisagens lindas.

O Rio Trancoso separa a Praia dos Coqueiros da Praia dos Nativos
Lagoa deliciosa

Depois de conhecer essas três praias, fui para a parte histórica de Trancoso, onde está o famoso Quadrado. Esse Quadrado (que há tempos não é mais um quadrado e sim um retângulo, rs) é uma praça, chamada de Praça São João, e fica em um local bem alto. No meio dela está a charmosa Igreja de São João Batista, construída em 1656. Nos fundos dessa igreja fica o mirante mais famoso da região. A vista para as praias dos Coqueiros e Nativos é m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a! Acho que é uma das paisagens mais fotografadas de Trancoso.

Vista do mirante atrás da Igreja de São João Batista
Ainda hoje há muitos hippies vendendo seus artesanatos em Trancoso

Em volta da igreja tem muitas casinhas antigas, onde funcionam lojinhas e restaurantes. Essas casinhas são super fofas e charmosas, além de muito coloridinhas! Outra coisa que me chamou a atenção foram as plaquinhas pregadas na frente de algumas dessas casas. Elas contam a história da casa e do morador. Achei muito legal e interessante! Essa praça também é repleta de árvores enormes e diversas flores, o que ajuda a compor mais e mais a beleza e simplicidade do local. Dizem que o Quadrado fica ainda mais charmoso à noite. Como essa praça não tem iluminação pública, todos os restaurantes acendem velas e candelabros. Imagino como deve ficar lindo!

Igreja de São João Batista
Casinhas coloridas no Quadrado
Plaquinhas contam a história da casa e do morador

Trancoso é uma delícia! Fiquei apaixonada por suas praias e pela simplicidade do Quadrado. É uma vila muito charmosa e especial. Tem um clima diferente que não dá para explicar... A única coisa que não gostei foram dos preços das hospedagens e dos restaurantes. Não entendo como um lugar tão simples e rústico pode cobrar valores tão abusivos. É algo que não consigo entender no turismo brasileiro. Mas tirando isso, Trancoso é linda!!!


GOSTOU DE TRANCOSO?
Visite Caraíva, Praia do Espelho ou Porto Seguro! Ficam bem pertinho.

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.