POMERODE: A cidade mais alemã do Brasil

Viagem realizada em maio/2014


Gente, pára tudo! Amei Pomerode, amei!!! É sério! O que é essa cidade fofíssima do Vale Europeu de Santa Catarina? Pra quem nunca ouviu falar (assim como eu há alguns meses atrás), Pomerode é uma cidadezinha que fica bem pertinho de Blumenau (cerca de trinta quilômetros) e é conhecida como "a cidade mais alemã do Brasil". E é mesmo! Eu garanto! rs

O estilo enxaimel é visto por toda a cidade
Detalhe lindo

Em minha viagem de três dias para Blumenau, dediquei um dia para conhecer Pomerode (e outro para Joinville). Peguei um ônibus e depois de uns quarenta minutos, já estava lá. O Pórtico de entrada é fofo, fofíssimo! Fiquei uma meia hora tirando váááárias fotos de vááááários ângulos. Lá dentro tem uma Central de Turismo (onde a atendente veste roupas típicas) e na parte de cima funciona uma lojinha de artesanatos (tudo muito fofo também). Passando o pórtico, tem uma praça típica de interior: coreto, parquinho, árvores e bancos. Me apaixonei pelos bancos! Eles são revestidos com mosaico, formando desenhos que remetem à Alemanha. Uma graça!

Pórtico de entrada
O banco da praça é revestido com mosaico, formando desenhos

Uma das coisas que me impressionou também foi que os moradores mantêm até hoje a tradição de pendurar ovos enfeitados nas árvores de suas casas durante o período da Páscoa. Como visitei a cidade umas duas semanas depois do feriado, os jardins ainda estavam enfeitados com ovos pintados e fitas coloridas. Muito lindo! O legal mesmo da cidade é andar por suas ruas e ir descobrindo as construções em estilo enxaimel. Tudo muito fotogênico!

Ovos decorados enfeitam as árvores durante a Páscoa
Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Testo Alto, um charme
Teatro Municipal, recém inaugurado

Outro ponto turístico que visitei foi o Zoo Pomerode. Dizem ser o maior zoológico de Santa Catarina. Tem mais de duzentas espécies de mamíferos, répteis e aves. Achei legalzinho, mas nada imperdível.

Espaço dos macaquinhos
Vista bonita do Zoológico
Em uma das áreas do Zoológico é possível entrar no viveiro e ter contato direto com os animais

Gostaria de ter feito a Rota do Enxaimel, mas infelizmente estava a pé e ela ficava um pouquinho longe do centro da cidade. A Festa Pomerana que rola em janeiro também deve ser beeeem legal. Taí um motivo pra voltar! rs


GOSTOU DE POMERODE?
Visite Blumenau que também faz parte do Vale Europeu.

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.