PARANAGUÁ: Uma das mais antigas cidades paranaenses

Última viagem realizada em junho/2014


Paranaguá é uma cidade portuária do litoral paranaense (possui o segundo maior porto da América Latina!). Fica a menos de noventa quilômetros de distância de Curitiba. Também é uma das cidades mais antigas do Paraná e, por conta disso, seu centro histórico é o principal atrativo turístico (além de ser um dos locais de embarque para os passeios de barco pelas ilhas da região).

As duas vezes em que estive lá foram de passagem. Em 2010, fui para pegar o barco para a Ilha do Mel e, em 2014, apenas para dormir durante uma noite (depois de passar o dia em Morretes e Antonina). Nessa ocasião, fiquei hospedada no Hotel Palácio. O atendimento foi bom, apesar de um pouco frio (é o tipo de hotel apenas para dormir) e o café da manhã, excelente! A localização também é boa, bem pertinho do centro histórico.

Hotel Palácio

Cheguei na cidade no horário de um dos jogos do Brasil (da Copa de 2014) e as ruas estavam bastante desertas. Desci na rodoviária e fui direto para o hotel, pois fiquei com um pouco de medo de andar pelas ruas sozinha. Na manhã seguinte, quando estava voltando para a rodoviária, dei uma voltinha rápida pelo centro histórico. Conheci pouquíssimos lugares... Na verdade andei um pouquinho pela Rua da Praia, onde estão localizados muitos dos prédios históricos, e pela orla do Rio Itiberê. Algumas construções estão conservadas, mas a maior parte delas está em péssimas condições, precisando de restauração urgente.

casarões históricos na Rua da Praia
orla de praia central com o centro histórico ao fundo
barquinho na beira da praia

Também conheci a Casa da Cultura, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário (a primeira igreja no Paraná), o Mercado Municipal do Café (abriga vários restaurantes que servem pratos típicos da região) e o Mercado do Artesanato (antigo mercado de peixes). Os museus estavam fechados naquele horário, assim como o recém inaugurado Aquário de Paranaguá (o prédio é bem bonito, fiquei com vontade de conhecer).

Casa Monsenhor Celso (Casa da Cultura)
Igreja de Nossa Senhora do Rosário (à esquerda) e Mercado Municipal do Café (à direita)
Mercado do Artesanato

Apesar de saber da importância histórica e cultural de Paranaguá, seu centro histórico não me chamou muito a atenção (nada contra a cidade, tá?). Achei que boa parte das construções estão mal cuidadas e precisando de uma restauração. Infelizmente esse descaso do governo com o patrimônio público é algo muito comum em diversas regiões brasileiras. Já visitei várias cidades históricas e são bem poucas que estão conservadas. Torço para que um dia todos esses casarões (que guardam tantas histórias), recebam o cuidado e o carinho que merecem.


GOSTOU DE PARANAGUÁ?
Conheça Morretes e Antonina que também são cidades históricas e ficam pertinho. Ah, sem falar na Ilha do Mel, que é lindíssima!

NOSSA AVALIAÇÃO:





Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.