RECIFE: História, arte e muuuita cultura na capital pernambucana

Última viagem realizada em fevereiro/2020


Recife é uma das capitais brasileiras mais antigas e a cidade mais rica e desenvolvida da região nordeste. Seu nome vem da palavra "arrecife", uma formação rochosa que fica na costa litorânea, impedindo a formação de ondas na beira das praias. Esses arrecifes garantem praias com águas tranquilas, perfeitas para relaxar. Gosto tanto dessa capital pernambucana que já estive por lá duas vezes: a primeira em 2013 (onde fiquei por três dias) e a segunda em 2020 (passei apenas uma tarde na cidade).

Praia de Boa Viagem é a praia mais badalada da área urbana e é super tranquila, com pouquíssimas ondas. Porém é imprópria para banho, pois está poluída (que tristeza!). A diversão fica por conta dos quiosques e do animado calçadão que tem excelente infraestrutura, com pista de cooper, chuveiros, quadras... No finalzinho da tarde, as barraquinhas da famosa Feirinha de Boa Viagem começam a surgir na pracinha que leva o mesmo nome da praia. Lá vende-se de tudo: artesanato, roupas, doces, lanches... Uma perdição!

Praia de Boa Viagem

Além de conhecer a Praia de Boa Viagem, também fui ao centro histórico de Recife. Andei muuuuito por lá!!! Comecei o passeio pela Praça da República e seus belíssimos prédios do Palácio da Justiça e do Teatro Santa Isabel. Infelizmente não consegui fazer visita guiada em nenhum dos dois... De lá segui para a Rua Aurora e suas famosas casinhas coloridas. Uma graça!!! Essa rua fica beirando o Rio Capibaribe. Também passei por algumas pontes históricas bem bonitas e conservadas. A que mais gostei foi a Ponte da Boa Vista, super colorida!

Teatro Santa Isabel
Palácio da Justiça (à esquerda) e Rua Aurora (à direita)
Ponte da Boa Vista

Por fim cheguei na Casa de Cultura de Pernambuco. Esse local reúne mais de cem lojas que vendem todo tipo de artesanato produzido pelos pernambucanos. Tem muitas coisas lindas e com o preço bem em conta, mas o que mais me chamou a atenção foi a arquitetura do prédio. Lá era a antiga Casa de Detenção do Recife e cada sela hoje abriga uma loja. Esse prédio é tombado como patrimônio histórico. Muito interessante!!

Casa de Cultura de Pernambuco

Ainda no centro conheci mais algumas igrejas e prédios antigos e o Mercado de São José (não gostei de lá... muito feio, cheirava mal e era sujo). Atravessei mais uma ponte e cheguei na Praça do Marco Zero. Essa praça é muito bonita! A maioria dos prédios que ficam ao redor dela estão restaurados e muito bem cuidados. De lá dá para ver o Parque das Esculturas e tem barquinhos que fazem a travessia, mas não fui.

Prédio do antigo Diário Pernambucano (à esquerda) e uma das igrejas do centro histórico (à direita)
Praça do Marco Zero
Marco Zero de Pernambuco
Parque das Esculturas

Na Praça do Marco Zero também fica o Centro de Artesanato Pernambucano. Lá são expostos diversos tipos de artesanatos produzidos na região. Tudo é muuuuito lindo!!! Fiquei apaixonada por várias peças, mas infelizmente achei os preços um pouco altos e acabei não comprando nada. :(

Centro de Artesanato de Pernambuco
É muito artesanato lindo!

Ainda ali nas imediações do marco zero há um museu MARAVILHOSO chamado Cais do Sertão.  Esse museu fica em um antigo armazém do Porto de Recife, mas por dentro é super moderno e interativo, cheio de tecnologias. A ideia do museu é mostrar um pouco da cultura sertaneja da região nordeste. Tudo ali dentro tem um significado: o curso d'água que corta o espaço, por exemplo, simboliza o Rio São Francisco; e a árvore no centro representa um juazeiro. Gostei muito de um painel repleto de xilogravuras e da casa típica sertaneja. Fica a dica: a visita é imperdível!

Fachada do Museu Cais do Sertão (à esquerda) e uma casa típica sertaneja (à direita)
Olha ali o curso d'água que representa o Rio São Francisco
Amei esse painel de xilogravura!

Outro museu que amei conhecer foi o Paço do Frevo. Ele também fica ali pertinho do marco zero. A experiência em visitar esse espaço já começa do lado de fora, pois a arquitetura do prédio é linda! Como o próprio nome diz, esse museu é dedicado ao frevo, uma das principais tradições culturais brasileira. O frevo é tão, mas tão importante na nossa cultura, que foi tombado como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco. O museu possui quatro pavimentos onde é possível estudar, criar, experimentar e vivenciar o rico universo de histórias, personalidades, memórias e linguagens artísticas relacionadas ao frevo, claro! O quarto andar foi o meu espaço preferido. Amei os adesivos nas janelas com trechos de músicas, o chão de vidro com vários estandartes antigos, o glossário do frevo... enfim, é museu excelente!

Arquitetura do prédio onde fica o Paço do Frevo
Esse museu é muito bonito!
Minha sala preferida!

Outro lugar que conheci foi o Instituto Ricardo Brennand. Esse lugar é lindo!!! A entrada já impressiona: tem uma rua que parece não ter fim, com muuuuuitos coqueiros (tipo cenário de filme, rs). Os prédios são em formato de castelo (deu a sensação de termos voltado no tempo, em uma época medieval). Eu adorei!!! O primeiro prédio que entrei abrigava exposições de quadros, esculturas, tecidos etc (o interior era lindo!). E o segundo tinha uma enoooorme coleção de armaduras e armas medievais (beeeeem legal!).

Entrada do Instituto Ricardo Breenand
Primeiro prédio que visitamos
O interior era lindo!
Parecia um castelo
Exposição de armaduras e outras peças medievais

Gostei bastante de Recife! O Museu Cais do Sertão, o Paço do Frevo e o Instituto Ricardo Brennand foram o que mais me surpreendeu nessa viagem. O centro histórico é muito bonito também, mas um pouco sujo e com cheiro ruim. Gostaria de voltar à cidade com mais calma e tempo. Nessas duas visitas, fiz tudo com pressa e acabou ficando corrido. Pode voltar agora?


GOSTOU DE RECIFE?
Visite Olinda. Fica ao lado!

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.