MONTE VERDE + JOANÓPOLIS

Viagem realizada em março/2013


No feriado da Páscoa de 2013, fomos conhecer pela primeira vez um pedacinho de Minas Gerais. Ainda não conhecia Minas e foi bem gostoso! Nosso destino foi a pacata Monte Verde (e na volta também conhecemos Joanópolis, já em São Paulo).

Saímos de São Paulo de manhã, por volta das oito horas. Não pegamos nenhum trânsito (olha que milagre, rs)! A estradinha que liga Camanducaia à Monte Verde tem paisagens lindas. São muitas montanhas! Adorei! Chegamos em Monte Verde depois de umas duas horas, mais ou menos. Tínhamos reservado a Pousada Chalés do Parque. Amamos nosso chalé!!! Era uma graça, todo limpinho e novinho. Os donos também eram uma simpatia e o café da manhã simplesmente M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O. Recomendamos muuuuuuito essa pousada! Foi uma excelente escolha.

Rodovia Fernão Dias, cheia de montanhas e curvas
Pórtico na entrada de Monte Verde
Nosso chalé fofo na Pousada Chalés do Parque

Deixamos nossas coisas no chalé e fomos conhecer o centrinho (que se resume à Avenida Monte Verde). As lojinhas e os restaurantes são uma gracinha e a cidade estava bem cheia. Achei os turistas de lá muito sem noção... Estava um calor (tipo uns 26 graus) e o pessoal andando de bota, casaco e cachecol (cheguei até a ver uma pessoa com luvas). Achei isso ridículo!!! Também não gostei dos preços. Tudo era muito caro! Acabamos comendo só lanches na rua e cozinhando as refeições no chalé (economizamos muuuuito fazendo isso). Voltamos para o chalé no finalzinho da tarde e um ventinho frio já começava a soprar. Fez muuuuuito frio à noite e de manhã, mas durante o dia era quente.

Avenida Monte Verde enfeitada para a Páscoa
Chalézinhos fofos com lojinhas e lanchonetes
Mais um cantinho charmoso de Monte Verde
Esquilinho lindo

No dia seguinte fomos fazer a Trilha da Pedra Redonda. Foi muito legal! A estradinha para chegar no começo da trilha já é uma aventura (estrada de terra, cheia de buracos)! Achei muito radical! A trilha em si é fácil, até meu cachorrinho achou tudo muito tranquilo! A vista lá de cima é linda! Valeu muito a pena!

Estradinha de terra para chegar no começo da trilha
Entrada da trilha
Primeiro mirante
Vista do mirante

À tarde fomos caminhar um pouco mais pela cidade e conhecemos o aeroporto. Lá eles fazem passeios turísticos para sobrevoar Monte Verde. Que medo de ver aqueles teco-tecos levantando voo (eles balançavam demais, parecia que estavam descontrolados e que iam cair, rs). Voltamos para o chalé, descansamos um pouco e fomos jantar pizza. Acendemos a lareira para dormir (nunca tinha acendido uma!). Foi bem gostoso esse dia!

Aeroporto de Monte Verde

No último dia, fomos embora depois do café da manhã, pois íamos conhecer a Cachoeira dos Pretos, em Joanópolis (fica em São Paulo, quase na divisa com Minas). A estradinha que liga Monte Verde à Joanópolis é horrível!!!!!!! Não recomendo para ninguém! São uns trinta quilômetros de estrada de terra muuuuuuito mal conservada. Teve muitos momentos que achamos que o carro não conseguiria cruzar os buracos, foi traumatizante!

Depois de quase duas horas, avistamos a cachoeira. De longe parecia bem bonita, mas quando chegamos acabamos não gostando muito. O local tem uma infraestrutura legal, mas como era feriado, a cachoeira parecia um piscinão público, o que acabou atrapalhando a beleza do lugar. Ficamos pouco tempo por lá e depois partimos para São Paulo. Pegamos muuuuito trânsito na rodovia.

A parte boa da estrada
Cachoeira dos Pretos vista da estrada (à esquerda) e entrada para a cachoeira (à direita)
O lugar tem uma infraestrutura legal (à esquerda) e Cachoeira dos Pretos de pertinho (à direita)

Gostei bastante de Monte Verde! É uma cidade bem simpática e acolhedora, voltada completamente para o turismo. A única coisa que não gostei muito foram os preços dos restaurantes, lojas e passeios... Achei que eles viajam muito nos valores. Também não sei se conseguiria ficar muitos dias por lá, pois pelo que vi não há muitas coisas para fazer... Mas mesmo assim, amei a cidade! Foi gostoso relaxar e passear pelas lindas e encantadoras montanhas mineiras!


NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.