VISCONDE DE MAUÁ: Três vilas e muito contato com a natureza

Viagem realizada em janeiro/2012


Conhecemos Visconde de Mauá durante nossas pequenas férias em Penedo. Assim como Penedo, Visconde também é um município de Resende e fica bem na divisa entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ela possui três vilas: Visconde de Mauá, Maringá e Maromba. Na rodoviária de Resende passa um ônibus que vai para lá. Há dois tipos de ônibus: um que só vai até a primeira vila e outro que passa pelas três, fazendo ponto final no centrinho de Maromba. Também é bom consultar os horários com antecedência porque eles não passam com tanta frequência. Deve ter uns três ou quatro por dia.

A estrada que vai para lá passa por paisagens lindas. A vista do alto da serra é muuuito bonita! Como sempre eu me encantei pelas montanhas! O ônibus que pegamos só ia até a primeira vila: a Visconde de Mauá. Ela começa em uma praça e se estende por uma avenida de uns dois quilômetros, que só é asfaltada no comecinho. Depois é tudo de terra. Beirando a avenida tem um rio. É o rio Preto que separa o estado do Rio de Janeiro de Minas Gerais. É muito legal porque você cruza uma ponte e está em Minas. Volta pela ponte e está no Rio de Janeiro! rs

Entrada da vila de Visconde de Mauá
Igreja São Sebastião
Rio Preto que separa o Rio de Janeiro de Minas Gerais

Esperamos um pouco e pegamos outro ônibus que passa por Maringá (a segunda vila) e faz ponto final em Maromba (a última vila). Descemos em Maromba. Lá é tudo muito alternativo. A vila fica em torno de uma praça (que estava bem movimentada). Algumas cachoeiras ficam bem próximas da vila e dá para ir a pé.

Pracinha central de Maromba e Igreja São Miguel
Estradinha para as cachoeiras

Fomos na Cachoeira Véu de Noiva (legalzinha) e na Cachoeira do Escorrega (muuuuuuito legal, mas fica um pouco mais longe para ir a pé). Ficamos um tempão vendo o pessoal escorrendo nas pedras. É bem divertido! Na volta paramos no Poção (legalzinho também).

Paisagens da trilha (à esquerda) Cachoeira Véu de Noiva (à direita)
Cachoeira do Escorrega, muito divertida
Poção

Voltamos para Maringá andando mesmo (o ônibus ia demorar muuuuuito para passar). É demorado (cerca de 1h30), mas foi legal porque fomos conversando, curtindo a paisagem e tirando fotos. A parte ruim era quando algum carro passava e levantava uma poeira terrível!!! rs A vila de Maringá é ótimaaaaaa (foi a que mais gostei)! Tem muitas lojinhas fofas e restaurantes. Almoçamos em um restaurante mineiro e tomamos um sorvete finlandês M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!!! Era caro, mas delicioso! Esperamos o ônibus das cinco passar e voltamos para Penedo, exaustas!

Estradinha de terra
Lindas flores pelo caminho
Lojinhas fofas em Maringá

Gostei bastante das três vilas de Visconde de Mauá. São lugares muito tranquilos e agradáveis, onde se tem um contato enorme com a natureza. A infraestrutura para receber os turistas também é muito boa. Há várias opções de pousadas, restaurantes e lojinhas. Adorei tudo!


GOSTOU DE VISCONDE DE MAUÁ?
Visite Penedo e Itatiaia. São vizinhas!

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.